Tradicional fogueira de São João, em Cachoeirinha, será neste sábado (22) e promete bater novo recorde de altura

18 de junho de 2024 às 15h28.

A mais aguardada fogueira de São João do Sul do Estado já está finalizada para ser acesa no próximo sábado (22), em Cachoeirinha, zona rural de Rio Novo do Sul. A tradicional fogueira, que esse ano alcançou 26 metros de altura é construída há mais de 10 anos pelo seu idealizador e morador do local, Zezé Fachim, que conta com a ajuda de voluntários para erguer o monumento.

Foram gastos cerca de 18 toneladas de madeira e a fogueira será acesa na noite deste sábado (22), como parte da programação dos festejos do padroeiro São João, da comunidade de Cachoeirinha, em Rio Novo do Sul. (Veja programação abaixo).

Tradição

Seu Zezé conta que a primeira fogueira erguida por ele teve 7 metros de altura. No decorrer dos anos foi aumentando gradativamente e foram construídas fogueiras com 12, 14, 16, 18, 21 metros e assim só aumentando. Ano passado foram 23 metros e este ano, 26. Ele planeja a fogueira e, com a ajuda de voluntários, organiza toda a estrutura.

Na programação da comunidade está a realização de celebrações, missa, quadrilha e o ponto alto da festa que atrai centenas de pessoas e turistas a é o acendimento da fogueira gigante de São João.

Crédito fotos: Arquivo da família

PROGRAMAÇÃO FESTA DE SÃO JOÃO BATISTA - CACHOEIRINHA